Informativo

Estudante GUSTAVO é premiado no 49º Congresso ABTCP (Exposição Internacional de Celulose e Papel)

O estudante do Mestrado Profissionalizante em Tecnologia de Celulose e Papel da UFV, Gustavo Souza Lima Bittencourt de Souza, recebeu o prêmio “melhor trabalho de estudante” da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel na última terça feira (25/10/2016), durante a abertura do 49º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, realizado na Expo Center Norte, em São Paulo Capital. O Gustavo recebeu o prêmio das mãos do presidente do evento (Fotos 1 e 2), que contou com cerca de 600 participantes, sendo 30 deles do Laboratório de Celulose e Papel da UFV, que é um centro de referência para a academia e indústria de celulose de fibra curta, em nível mundial.

O trabalho premiado foi intitulado “efeito da impregnação prolongada dos cavacos no rendimento e branqueabilidade da polpa kraft de eucalipto”. Ele concorreu num certame com outras 104 contribuições, tendo recebido a pontuação máxima dentre todos. A grande contribuição científica e tecnológica do trabalho é a nova técnica de impregnação prolongada de cavacos, que resulta polpa celulósica de rendimento significativamente mais alto que a produzida por processos tradicionais, com a vantagem de não gerar rejeitos descartáveis.

O estudante Gustavo é funcionário da UFV, lotado no Laboratório de Celulose e Papel, onde realizou o seu Mestrado sob a orientação do Professor Jorge Luiz Colodette. Ele desenvolveu a tese num período de dois anos e contou com a parceria de importantes empresas do setor de celulose nacional. A parceria Universidade-Empresa é um dos principais dogmas dos programas de Mestrado Profissionalizantes no Brasil, e é grandemente incentivada no programa iniciado pelo Departamento de Engenharia Florestal da UFV no ano 2007, que já formou mais de 50 mestres. O programa de Mestrado Profissionalizante em Tecnologia de Celulose e Papel da UFV é qualificado com o nível 5 da CAPES, que é a pontuação máxima para programas de mestrado no país.

Durante o evento foi também homenageado o grande baluarte do ensino da ciência de celulose e papel no Brasil, o ex-professor da UFV José Lívio Gomide, que faleceu em dezembro último. A justa homenagem foi entregue ao seu filho Ricardo Gomide e esposa Maria da Penha Lima, também durante a cerimônia de abertura do evento (Foto 3).

(Foto 1)
Gustavo Souza